Apresentação
O Tempo Freudiano Associação Psicanalítica é uma instituição de formação em psicanálise, fundada em 1998, por Antônio Carlos Rocha e outros colegas que se juntaram a seu movimento de promover a transmissão apoiada no estudo dos textos de Freud e Lacan, com vistas a assegurar o discurso e as práticas próprias da psicanálise.
Situado na linhagem de transmissão que deriva do ensino de Charles Melman, Marcel Czermak e outros, sustentada hoje pela Association lacanienne internationale (ALI), o Tempo Freudiano visa à prática da psicanálise no Brasil, de acordo com um princípio fundacional de formação, segundo o qual, cada analista, passando pelos significantes próprios à psicanálise, encontra o desígnio de autorizar-se por seu trabalho com a prática e a teoria.
Esse desígnio implica, ele mesmo, uma produção. A produção das condições de possibilidade para a prática da psicanálise, a cada vez, em face dos desafios colocados no tempo presente e no contexto brasileiros, mais que simplesmente a reprodução dos operadores institucionais criados por Freud e Lacan.
Ao longo dos anos a instituição enfrentou impasses e rupturas que culminaram com a decisão de seu fundador de deixá-la, em 2018, seguida da opção majoritária dos membros, de permanecer sustentando o trabalho e o legado do Tempo Freudiano.
Desde então, aqueles que insistiram na escolha desse laço empenharam-se em um trabalho cerrado, ainda em curso, no sentido de reerguer a instituição e reinstituir o princípio que a orientou em sua fundação: estabelecer uma formação em psicanálise que dê relevo ao seu exercício na cena brasileira.