Jean-Jacques Tyszler é Analista-membro (A.M.A.) e Vice-presidente da Association lacanienne internationale; membro da École Psychanalytique de Sainte-Anne; Diretor de Ensino (Attaché d’ensignement) do Hospital de Ville Evrard; e Médico-Diretor do Centro Médico-pedagógico da Mutuelle de l’Education Nationale de Paris. Na Association lacanienne, mantém atualmente o seminário “Os objetos da memória”. Esteve presente nos dois colóquios que realizamos com a Association, em 2003 e 2006, e tem colaborado regularmente na coleção A clínica da psicose: Lacan e a psiquiatria, publicada pelo Tempo Freudiano.
No âmbito das atividades internas do Tempo Freudiano, J. J. Tyszler tratou da Construção da fantasia e a questão do ato em psicanálise e, no que concerne à psicanálise da criança e do adolescente, falou sobre A questão do agir na criança e no adolescente: as marcas do corpo, estatuto do imaginário na clinica e na direção do trabalho.
Além do trabalho realizado no Tempo Freudiano, o dr. Tyszler fez ainda três intervenções no Rio de Janeiro e em Niterói:
Conferência no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Objeto da pulsão, objeto do desejo.
Conferência no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba: Um significante em luto, o que dizer da melancolia hoje?
Conferência no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense: O lugar da psicanálise no tratamento dos psicóticos em instituição.